35Bridge

Apaixonante. Esta pode ser uma das palavras que descrevem o Bridge, mas este jogo é tão rico que muitas outras podem vir à cabeça. Não se trata de um simples jogo de cartas, mas do mais complexo e inteligente deles, que exige do jogador habilidades como concentração, estratégia, lógica, memória, competitividade e astúcia. Ao contrário do que possa parecer, esse não é um jogo apenas para pessoas de QI altíssimo. Para os milhões de jogadores no mundo, esse é também um hobby divertido, estimulante e que propicia a amizade e o convívio social.

Jogado em parceria e utilizando apenas um baralho, o Bridge pode ser jogado tanto informalmente em casa, como em torneios de duplas ou de equipes nos clubes de Bridge. Desde que tomou sua forma definitiva, no começo do século XX, o Bridge se popularizou e evoluiu com grande rapidez. O número de clubes aumentou, federações se constituíram, as regras que regem todos os aspectos do jogo foram estabelecidas e as competições se multiplicaram. O Bridge e o Xadrez são considerados “esportes da mente” reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional, e anualmente a Federação Mundial de Bridge promove competições entre os países. Além disso, em vários países o Bridge é ensinado nas escolas e universidades devido a sua extraordinária capacidade de desenvolver o raciocínio lógico.

No Rio, a melhor forma de aprender o jogo é fazer o curso para principiantes que o Bridge Clube do Rio de Janeiro oferece regularmente, e basta começar a jogar. Aqueles que completarem o curso poderão participar dos torneios do clube gratuitamente durante um ano. O BCRJ oferece torneios de duplas todos os dias, à exceção de terça à noite, quando acontece o torneio de equipes. Para mais informações, pesquise no site, ligue para (21) 25230136, ou escreva para clube@bridge.org.br, O clube fica na Rua Raul Pompéia 12, em Copacabana, e é aberto a todos: sócios, não sócios, estrangeiros residentes ou de passagem.

Algumas personalidades que jogam ou jogaram Bridge:

Bill Gates (fundador da Microsoft e filantropo)

Warren Buffet (investidor e filantropo)

Agatha Christie (escritora)

Omar Sharif (ator)

Martina Navratilova (tenista)

Winston Churchill (primeiro-ministro do Reino Unido)

D. W. Eisenhower (Presidente dos Estados Unidos)

Deng Xiaoping (líder político da China)

Buster Keaton (ator e diretor americano)

Os Irmãos Marx (comediantes)