TAÇA BRIDGE CLUBE E PROGRAMAÇÃO 2° SEMESTRE

O Bridge Clube do Rio de Janeiro atualizou para o 2º semestre o Calendário BCRJ 2019, o qual se encontra disponível para consulta de todos os bridgistas nesse nosso portal na aba “Calendário”. Alternativamente quem quiser importá-lo para seu computador pessoal ou celular poderá fazê-lo clicando na rota http://www.bridge.org.br/web/wp-content/uploads/2009/11/Calendario-BCRJ.pdf.

No segundo semestre, a Federação Brasileira de Bridge realizará em Foz do Iguaçu, no período de 15/11/2019 a 24/11/2019, o Campeonato Brasileiro de Bridge. A World Bridge Federation patrocinará o 44º Campeonato Mundial por Equipes, no período de 14/09/2019 a 28/09/2019, em Wuhan/China, neste evento o Brasil será representado por um time feminino e outro misto.

A nossa programação deste segundo semestre tem como objetivo preparar as duplas para os eventos supracitados, o que acarretará a interrupção dos nossos torneios competitivos no período em que bridgistas cariocas estiverem participando destes eventos.

A partir deste ano a final da Taça Bridge Clube (TBCF) será um torneio aberto, onde as duplas inscritas serão divididas em grupos, conforme permitir o número de duplas candidatas. A fase classificatória servirá para, através da avaliação do desempenho das duplas ou quadras, permitir a criação de grupos equilibrados na final. Outros critérios para a classificação serão a assiduidade dos jogadores e o handicap da dupla.

1) Taça Bridge Clube – Classificatória por Duplas (TBCD)

Começando na quinta-feira, 25/07/2019, estão programados 14 torneios, valendo os 8 (oito) melhores resultados de cada dupla.

As duplas são de livre formação, não é necessária inscrição prévia nem manter a formação da dupla para jogar os torneios.

O resultado final e a assiduidade da dupla nesta forma classificatória serão usadas para determinar em que grupo da final ela será alocada.

O TBCD é um torneio de duplas com apuração feita usando a tabela de pontos internacionais, como nos eventos de quadras. O programa Magic Contest compara o resultado de cada mesa com todas as demais e aplica a tabela de pontos internacionais sobre a diferença. Portanto, a estratégia das duplas neste torneio deve ser a mesma utilizada nos torneios de quadras e não a dos torneios de duplas usuais, onde uma pequena diferença pode estabelecer a nota máxima ou um zero.

2) Taça Bridge Clube – Classificatória por Quadras (TBCQ)

Após o término do CCQ 2019, a TBCQ começará na terça-feira seguinte, 15/10/2018, com 6 (seis) datas disponíveis. O movimento será o suíço sem repetição, comum em eventos de quadras onde não há datas disponíveis para um turno completo. As equipes devem ser compostas de 4 a 7 jogadores e o número de substituições é ilimitado, desde que o jogador substituto não tenha jogado em nenhuma outra equipe.

As quadras são de livre formação sendo necessário fazer inscrição prévia do time com o Animador do evento (Thiago Boga). A colocação das quadras nesta forma classificatória será usada para alocação nos grupos da final da Taça Bridge Clube (TBCF).

Quando chegarmos mais perto da data de início do TBCQ informaremos quando as inscrições estarão abertas.

3) Taça Bridge Clube – Final (TBCF)

3.1) A TBCF será realizada em 4 datas: terça 3/12/2019, quinta 5/12/2019, terça 10/12/2019 e quinta 12/12/2019;

3.2) O horário de início dos eventos será 20h00min, mas o árbitro poderá antecipá-lo para 19h30min caso avalie que seja necessário por ser um dia com maior número de bolsas a serem jogadas;

3.3) Será um torneio aberto, ou seja, todas as duplas que quiserem jogar poderão se inscrever. O formato do torneio dependerá do número de duplas candidatas;

3.4) As duplas serão convidadas para se inscrever, logo após a realização da primeira rodada do TBCQ, segundo uma ordem estabelecida pelos organizadores do torneio;

3.5) Quando houver mais de um grupo na final, a apuração deverá ser feita considerando cada grupo com seu vencedor e o vencedor geral considerando os resultados de todas duplas participantes da final;

3.6) No grupo principal serão usadas cortinas no maior número de mesas possível para treinar as duplas para eventuais disputas mais competitivas onde é obrigatório o uso deste aparato;

O Animador responsável pelos torneios realizados nas terças-feiras, da inscrição até a publicação do resultado na rede mundial, será o Thiago Pennafort Boga, que pode ser contatado pelo correio-e: tpennafort@gmail.com ou telefone: (21) 97446-6622. Os torneios programados para as quintas-feiras serão animados pelo Nicolas Casellas Valles, que pode ser contatado pelo correio-e: casellas@globo.com ou pelo telefone: (21) 99942-2057.

Se algum bridgista ou dupla quiser participar das fases classificatórias, mas estiver sem parceiro ou quadra, entre em contato com o Animador do evento, que ele ficará muito contente em poder ajudar.

Para se manter atualizado e saber mais detalhes sobre nosso clube, curta nossa página no Facebook.