O Bridge fortalece o sistema imunológico.

Um pequeno estudo de uma dúzia de jogadores de Bridge revelou que a maioria teve um aumento na produção de glóbulos brancos após concluir uma partida.

“Este é um estudo preliminar e deve continuar a ser testado, mas é a primeira vez que tivemos uma região específica no [córtex] cerebral humano que está relacionada com o sistema imunológico, mostrando a área tem sido estimulada”, diz Marian Cleeves Diamond, professora da Universidade da Califórnia em Berkeley.

A professora Diamond apresentou o resultado de seus estudos à Sociedade de Neurociência de Nova Orleans. No estudo, Diamond e colegas pesquisadores testaram o sangue de três grupos de jogadores de Bridge (pessoas saudáveis), tanto antes como depois de terem jogado uma partida de Bridge.

Dois dos três grupos apresentaram um aumento significativo no número de células brancas do sangue, chamadas células T ou linfócitos T, após terem terminado o seu jogo. No terceiro quarteto, houve um ligeiro aumento não significante.

A pesquisa da professora Diamond durou mais de 15 anos e envolveu trabalho em cérebros de camundongos e ratos em busca de uma área cortical ligada ao sistema imunológico. Em seus estudos com animais, ela e seus colegas têm rastreado a atividade do córtex dorsolateral para um timo ativado, o que por sua vez é responsável pela produção das células T, as células brancas do sangue fundamental para um sistema imune eficiente.

Que o Bridge era bom para o cérebro nós já sabiamos, mas que aumenta as defesas do organismo é uma grata surpresa. Vamos jogar cada vez mais.