O Bridge pode melhorar o desempenho escolar.

Bridge é um jogo de estratégia e táticas. É parte ciência, parte matemática, com ênfase na lógica e na razão. O Bridge estimula a concentração, a lógica, aumenta a capacidade de se resolver problemas e tem sido associado a uma melhora nas aulas de matemática, linguagem e estudos sociais entre as crianças. Bridge também é um jogo de parceria. Confiança, comunicação e paciência são os atributos essenciais para o sucesso no Bridge. Assim, o Bridge é um jogo singular, pois estimula tanto aspectos lógicos como aspectos sociais nas crianças.

• Aplicações em Matemática

Bridge é um jogo de probabilidades. O jogo é um veículo poderoso para a introdução de conceitos como probabilidade, porcentagem, análise de dados, raciocínio indutivo e dedutivo, avaliação de valores intangíveis, e aplicação desta avaliação para a resolução de problemas.

• Números e Operações

Os estudantes utilizam vários métodos de avaliação para medirem o valor de sua mão, assim como da mão de seu parceiro.

Análise de Dados e Probabilidade: Estudantes enfrentam situações em cada mão (jogo) que os obrigam a avaliar a probabilidade de certos resultados e tomar decisões em conformidade com os dados disponíveis.

• Álgebra

Jogadores aprendem na fase do leilão que o valor da sua mão (a), somado ao valor da mão de seu parceiro (b), deve corresponder a um total específico (c), para que certos objetivos sejam alcançados. Portanto, tendo estes objetivos em mente, seus esforços e decisões se dirigem para eles.

• Solução de Problemas

Cada mão (jogo) equivale a um conjunto de problemas que devem ser avaliados e reavaliados no espaço de poucos minutos.

Colegios no mundo todo já verificaram o quanto o jogo de Bridge traz resultados benéficos para o desempenho escolar dos seus alunos. Pensando nisso, o Bridge Clube do Rio de Janeiro disponibiliza professores para aulas em colégios.